sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia Sagrada por inteira pelo menos uma vez. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pelo atual editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana Oswaldo Paião, com 1255 entrevistados de diversas denominações, sendo que 835 participaram de um painel de aprofundamento. O motivo é a falta de tempo, apontaram os entrevistados.


Oswaldo conta que a pesquisa se deu através de uma amostragem confiável e que foi delimitada. Segundo ele a falta de tempo e ênfase na pregação expositiva são os principais impedimentos. “A falta de uma disciplina pessoal para determinar uma leitura sistemática, reflexiva e contínua das escrituras sagradas e pressão por parte do povo, que hoje em dia cobra por respostas rápidas, positivas e soluções instantâneas para problemas urgentes, sobretudo os ligados a finanças, saúde e vida sentimental”, enumera Oswaldo.


A maioria dos pastores corre o dia todo para resolver os problemas práticos e urgentes dos membros de suas igrejas e os pessoais. Outros precisam complementar a renda familiar e acaba tendo outra atividade, fora a agenda lotada de compromisso. Os pastores da atualidade, em geral, segundo Paião,são mais temáticos, superficiais, carregam na retórica, usam (conscientemente ou não) elementos da neurolinguística, motivação coletiva, força do pensamento positivo e outras muletas didáticas e psicológicas. Oswaldo arrisca dizer que muitos ‘pastores precisam rever seus conceitos teológicos e eclesiológicos, sem falar de ética e moral, simplesmente ao ler com atenção e reflexão os livros de Romanos, Hebreus e Gálatas. E antes de ficarem tocando Shofar e criando misticismo, deveriam ler a Torá com toda a atenção, reverência e senso crítico’.

(Chupada de O Buraco do Crente)


Você confiaria seu carro a um mecânico que não leu sobre a mecânica do teu carro?
Você confiaria sua liberdade a um advogado que não lê o Código Penal?
Você confiaria sua vida a um médico que não lê os Vade-Mecuns de sua área?

Pense bem nisso, antes de "confiar sua alma" a um sacerdote que não lê o próprio "Livro Sagrado"...

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Yahoo Respostas: "O que você acha de um país cada vez mais evangélico?"

Um ateu chamado Felipe lançou a pergunta abaixo, preocupado (E com razão) a respeito do aumento do número de evangélicos no Brasil:
Como ateu não sei o que pensar, cada vez mais vemos políticos evangélicos disseminando o ódio contra homossexuais e criando projetos de leis que favorecem minorias PEC 99-2011 (procure se informar), crentes tentando te converter em todo lugar, minorias religiosas sendo sufocadas e a morte da laicidade do nosso Estado... como será o futuro?

Minha resposta:
O futuro tende a ser nebuloso. Os EUA hoje (Em matéria de religião) têm tudo para ser uma amostra do que seria o Brasil de amanhã, em especial na região conhecida como "Bible Belt", uma área em forma de cinturão onde a religião se impõe por sobre a lei e a justiça. Lá estava localizado o "Camp Jesus", um acampamento paramilitar onde crianças eram instruídas para uma guerra santa contra os infiéis.
Um Brasil cada vez mais evangélico já mostra sinais de sua tendência à teocracia. Em Rondônia, uma rede de lojas dispensa funcionários por causa de sua religião: Só contrata evangélicos. Já foi desbaratada uma milícia evangélica no Rio de Janeiro. Cada vez mais pastores entram nas esferas políticas, com vistas a defender os "cristãos" em prejuízo do resto da comunidade. Há casos de pessoas que matam seus parentes por causa da religião, e não são poucos. Mesmo as comunidades indígenas são ameaçadas por pastores que abrem igrejas em reservas indígenas, o que é ilegal, mas ninguém faz nada.


Só deixei aqui o registro para o caso do Yahoo! censurar minha resposta.