fgts igrejas 250x159 
Em maio de 2012, o vice-presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia George Telles, que é evangélico, atendendo ao pedido de autoridades das igrejas evangélicas pediu ao deputado federal Assis do Couto – PT/PR o desarquivamento da Proposta de Emenda Constitucional PEC/497- 2010, de autoria deputado Eduardo Valverde, que morreu no ano passado.
Se aprovada, a medida prevê subsídios (desconto bancado pelo governo) aos templos e igrejas nas tarifas de energia elétrica, ou seja, cairá no bolso do contribuinte, independente do credo.
Bem, A CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), da Câmara dos Deputados, já tinha concedido no início do ano seu parecer favorável à proposta ligada à Bancada Evangélica que vai permitir que templos religiosos paguem  menos pela energia elétrica.
A emenda é uma tentativa de alterar o artigo 19 da Constituição,  que legisla sobre a laicidade do Estado afirmando: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança”.
Para o relator da PEC, deputado Antônio Bulhões (PRB-SP), os subsídios são justificados pelo fato de as igrejas prestarem “relevante trabalho de cunho social em benefício de segmentos carentes da população”.
Essa proposta segue a mesma linha do projeto de lei 7371/2010 do deputado Bispo Rodovalho (PP-PB) que, caso fosse aprovada, liberaria recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para financiar a construção de templos e igrejas.
Em 25 de agosto de 2010, abandonou o seu cargo de deputado federal por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, por infidelidade partidária
Fonte: Rondônia ao Vivo