sexta-feira, 6 de julho de 2012

O legado da religião



O que a religião tem nos dado.

O FANATISMO
Todas as grandes religiões monoteístas possuem a semente endógena do fanatismo. A religião moderada é a mãe do fanatismo religioso. A ideia trágica da celebração da religião está em combinação com a ideia de possuir o direito de forçar a todos os demais; tem sido a principal causa para a guerra, a morte e o sofrimento humano durante séculos em nossa história, e desgraçadamente ainda o é hoje.

OS SUICIDAS
Alguém já ouviu falar de terroristas suicidas ateus? Ou dos ferozes partidários das leis de Kepler ou dos ensinamentos de Confúcio, dos ferozes seguidores da filosofia de Aristóteles ou da Teoria da Evolução de Darwin; ou viu estes voarem pelos ares em áreas populosas para promover suas ideias? É necessária a religião para convencer pessoas a se explodirem e a transeuntes inocentes em pedaços e, ao mesmo tempo crer que este ato é uma coisa boa para defender suas ideias.

MARTIRIO
A ideia de tirar sua única vida na Terra por causa de promessas de uma duvidosa vida espiritual futura. Por estranho que pareça, nunca são os líderes religiosos os que ansiosamente aproveitam essa oportunidade de felicidade instantânea. Não, os dirigentes sempre parecem desejar que outros experimentem essa alegria do martírio.

A GUERRA E O GENOCIDIO A guerra e o genocídio têm suas raízes nas diferenças religiosas. A história nos oferece exemplos incontáveis e as diferenças religiosas tristemente seguem sendo uma parte básica na definição de muitos dos conflitos atuais.

A INTOLERÂNCIA ABSOLUTA
A intolerância absoluta é particularmente forte nas religiões monoteístas onde todos insistem na exclusividade religiosa. Segundo eles só há um Deus e, portanto todas as demais religiões não são somente falsas, mas também devem ser destruídas. “Porque quem não é contra nós,é por nós.” (Marcos 9,40). A intolerância religiosa tem sido a razão dominante para a guerra, o sofrimento e a morte durante milênios.

A MORTE EM NOME DE DEUSES FICTICIOS
A ideia de que se você acredita em contos de fadas obtém uma licença para punir, perseguir e queimar outras pessoas em nome de uma divindade fictícia. Esta é a ideia fundamental para as religiões abraâmicas e tem sido executada com alegria e paixão pelos religiosos através da história. Infelizmente, a idéia ainda está muito viva na mente dos crentes de hoje.

INQUISIÇÃO
Formar uma grande organização, apenas para criminalizar, perseguir, torturar e queimar a outros seres humanos por causa das diferenças de opinião sobre como interpretar alguns textos confusos e ambíguos da Idade do Bronze do Oriente Médio, é algo que somente pessoas religiosas podem fazer.

CAÇAS ÀS BRUXAS
Foi a uma religião que ocorreu a idéia da existência de "bruxas", uma ilusão de que certas pessoas (principalmente mulheres) podem fazer magia e feitiçaria. Como todos sabemos somente os líderes religiosos estão autorizados a fazer essas coisas.

CRUZADAS
Campanhas de guerras iniciadas e travadas principalmente por motivos religiosos (ou seja, fictícios).

O CRIME DE TER UMA CRENÇA DIFERENTE
A ideia de que se alguém tem um sistema de crenças diferentes, ou o seu próprio critério de crença, este é um crime punível com a morte. Acima de tudo, ter um amigo imaginário diferente no céu é motivo suficiente para matá-los. Um toque divertido é que cristãos e muçulmanos chamam-se de infieis e dividem o mesmo deus, que por sua vez é roubado dos judeus e que também são infieis aos seus olhos. Bem, se você é suficientemente religioso, esses detalhes não são importantes, obviamente.

EMBRUTECIMENTO DA POPULAÇÃO
Manter a população na ignorância e fomentar o pensamento supersticioso. O principal papel da religião na sociedade ao longo dos séculos tem sido o de produzir uma população analfabeta quando se trata de um pensamento crítico e, portanto, receptáculo para qualquer tipo de disparate científico e charlatanismo médico. Uma população em que idéias cômico-supersticiosas e infantis são levadas a sério prospera, graças à adoção e doutrinação religiosa nas escolas públicas, mídia e na vida pública.

ENFRAQUECIMENTO DO DESENVOLVIMENTO MENTAL
A educação religiosa enfraquece o desenvolvimento mental de crianças e adultos, resultandoem um baixo desempenho intelectual, o que facilita para tirar seu dinheiro e contribuir comqualquer charlatão ou autoproclamado profeta e qualquer filosofia maluca.

O CONCEITO DE HERESIA E DE HEREGES
A idéia de ter outro ponto de vista sobre o que realmente pensa seu amigo invisível de mentirinha é um crime que merece a pena de morte.

O CONCEITO DE PECADO
A idéia de dizer que você deve sempre se sentir culpado por ter nascido, por ser humano. Você nasceu em pecado, e como um pecador, e Deus está zangado com você, mas você pode ser mais feliz se sofrer e ter uma vida miserável, ou melhor, fazendo com que outras pessoas sofram em seu nome.

COMBATER O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE
Em todas as sociedades onde a religião conseguiu o poder político utilizou todos os meios possíveis para lutar contra a produção científica, social ou política de desenvolvimento que há melhorado nossa compreensão da natureza ou tratar de dar às pessoas uma vida melhor e mais longa. A imutabilidade dos dogmas das religiões não pode ser questionada ou anulada.Qualquer conhecimento ou descobrimento que seja suspeito de interferir com os ensinosreligiosos têm sido reprimidos e perseguidos. As religiões se baseiam na fé cega e qualquer questionamento e dúvidas são obras de Satanás e devem ser afastados.

A DESTRUIÇÃO DO CONHECIMENTO
A destruição de enormes quantidades de escritos e conhecimentos importantes dos filósofos “pagãos” da antiguidade. A Igreja substituiu na antiguidade os avanços na matemática, filosofia, medicina e ciências naturais, etc, com estudos confusos e “conhecimentos” de tribos ignorantes da Idade do Bronze sentados em suas tendas adivinhando como funciona o mundo ao seu redor e como chegaram a existir. Muitas das nossas escolas e universidades de hoje se desenvolveram de mosteiros "Escolares" e sua maior parte baseada principalmente em estudos sobre as Escrituras. Na realidade as escolas já existiam nos tempos antigos, muito antes de o Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. O sistema de transferência de conhecimentos de um professor a um aluno é tão antigo quanto à própria humanidade. Depois que a igreja chegou ao poder no século IV, o conteúdo e o valor desse conhecimento se transformou na maior parte em lixo até o Renascimento, quando a religião perde o seu monopólio sobre oconhecimento.

A IDEIA DE QUE BÍBLIA CONTÉM A “VERDADE”.
A religião nos deu o pensamento de que um livro com confusos e labirínticos escritos religiosos de escritores anônimos, compilado e editado por desconhecidos editores religiosos através dos séculos - contém a verdade suprema. Apesar do fato de que qualquer afirmação feita por este livro, que possa ser experimentada e testada, provou ser totalmente errada.

CONFUSÃO SEMÂNTICA
No jargão religioso contos de fadas religiosos são fatos históricos, os mitos são verdadeiros, o preto é branco, a morte é a vida e o ódio é o amor.

NOSSOS CORPOS E NOSSA SEXUALIDADE SÃO SUJOS
Trouxe a ideia de que nossos corpos e nossa sexualidade natural são algo ruim e sujo, algo demoníaco que deve ser combatido. Você evidentemente, só se torna um homem saudável e bom quando morre. Esta ideia estranha e ilógica da morte é comum nos cultos e nas religiões abraâmicas.

DEUS AMA QUEM SOFRE
Pensar que a penitência, a dor, o sofrimento, a humilhação, a submissão, a autodestruição e oasceticismo fazem com que seu “Amoroso” Deus te ame mais. Punir a si mesmo para agradar ao seu amigo invisível no céu, é geralmente classificado como um distúrbio psiquiátrico grave,a não ser, claro, se feito em um contexto religioso. Neste caso considera-se até mesmo uma coisa divina.

AS MULHERES SÃO INFERIORES
Pensar que as mulheres são inferiores aos homens, e de valor muito menor. É um conceito curioso, especialmente porque os seres humanos como uma espécie não existiria sem os dois sexos. A ideia é a prova evidente de que as religiões abraâmicas são os frutos de fantasias masculinas infantis e megalomaniacas, fermentados durante gerações pelo baixo desempenho intelectual do homem ingênuo (crentes). O porquê de muitas mulheres ainda quererem fazer parte destas religiões patriarcais bizarras e misóginas, é incompreensível.

DEUS QUER SABER DA SUA PRIVACIDADE
A noção de que o que os adultos fazem em suas habitações privadas é de suma importância para Deus Porque isso é importante para o ser mais alto não é totalmente claro. Se dois sereshumanos desejam encontrar prazer corporal juntos em seus aposentos privados, parece que oSenhor Todo Poderoso, e muitos de seus representantes na terra, ficam muito chateados e perdem a cabeça. Que relevância e consequências tão graves pode ter um comportamento altamente privado entre indivíduos adultos para o Todo-Poderoso e seus representantes na terra não é algo totalmente claro. As pessoas não nascidas são muito mais importantes que asnascidas. É por isso que os fanáticos religiosos se opõem ao aborto e podem matar os médicose as mães em nome de uma massa de células, que obviamente é uma consequência direta do pecado original ou da proibição do Papa ao uso de camisinhas.

A ORAÇÃO
A ideia absurda da oração, onde Deus deveria mudar as leis do universo só para ti.

CLERO
Aceitação de que algumas pessoas escolhidas, segundo eles mesmos, são melhores para transmitir os pensamentos íntimos, à vontade e opiniões de um ficticio ser supremo, e ainda levar a sério essas pessoas como adultos.

HORDAS DE DOENTES MENTAIS
Uma grande quantidade de devotos religiosos que esperam a morte e a chegada do fim domundo.

A CRENÇA EM FÁBULAS DEVER SER NORMAL
O fato de que pessoas adultas podem expressar ideias infantis e completamente estranhas sobre espíritos e feitiços, e ainda serem levados a sério e considerados como cidadãosresponsáveis e pais.

A DESTRUIÇÃO DA INTELIGÊNCIA INFANTIL
Pensar que as crianças se beneficiam por ter suas mentes contaminadas com ideias dementes que são desde muito tempo refutado pela ciência.

HUMOR NEGRO
No lado positivo, a religião tem sido uma fonte inesgotável de ideias loucas, histórias bobas, engraçadas, cerimônias, feitiços e hordas de ridícula superioridade moral; os crentes arrastando-se pomposamente como cães assustados abusados pelo seu proprietário imaginário no céu. Por essas bobagens nós poderíamos estar rolando no chão de rir, não fossem por todos aqueles milhões de vidas perdidas pelas cruzadas religiosas, inquisições, guerras, tortura, etc., ao longo dos últimos dois milênios, dando este rir um gosto ruim na boca.

Fonte: Coleção Fábulas Bíblicas 3: A Farsa do Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário