VATICANO (AFP) - O Vaticano qualificou neste sábado de "inaceitável" a autorização dada pelos Estados Unidos para a realização de testes clínicos em seres humanos utilizando células-tronco embrionárias.
"Apesar dos esforços feitos para negá-lo, a ciência segue afirmando que o embrião é um ser humano por nascer", disse monsenhor Elio Sgreccia, presidente emérito da Academia Pontifícia para a Vida (instituição da cúria romana), à Rádio Vaticano.Os embriões são "sacrificados para se extrair as células-tronco e tudo isto, do ponto de vista ético, só pode receber um julgamento negativo".A empresa americana Geron anunciou na sexta-feira ter recebido autorização da Food and Drug Administration (FDA, agência federal de medicamentos) para realizar os primeiros testes clínicos em seres humanos de uma terapia baseada em células-tronco embrionárias.A Igreja católica rejeita a utilização de células-tronco retirada de embriões humanos, mas aceita as pesquisas com células obtidas a partir do cordão umbilical, intestino ou retina.Os pesquisadores utilizam embriões congelados para fins reprodutivos para obter as células-tronco.
Para quem esteve de férias em Marte nos últimos cinco anos, vou dar um resumo rápido: "Células-tronco" são células que, uma vez postas em uma determinada área do corpo humano, transformam-se nas células específicas daquela parte do corpo. Por exemplo, células-tronco injetadas no cérebro se transformam em neurônios novos, se injetadas na espinha tornam-se células espinhais novas, prometendo restaurar infartos, curar derrames e fazer os paralíticos andarem.
Christopher Reeve, o eterno Superman, doou muito de sua fortuna na pesquisa com essas células para poder voltar a andar, um dia. Infelizmente, morreu antes disso.
As células com maior poder de transformação são, justamente, as embrionárias, essas que o Vaticano condena. Ô, dó! Tadinha da Igreja Católica, ninguém ouve ela. Vai ver porque nunca opuviu a seus fiéis inocentes que foram torturados e/ou jogados na fogueira durante a inquisição!
Sabe o que eu penso do Vaticano, o menor país do mundo, que tem peso zero na economia mundial, e só serve para o Papa dar seus mandos e desmandos? Por mim, podia ser liquidado que não faria a menor falta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário