sábado, 25 de setembro de 2010

Dicionário Crente do "Pedro de Lara" [2]

Culto: Sessão onde se consuma o estelionato. Em meio a muita gritaria e músicas desafinadas, com letras primárias e de péssimo gosto tocadas num volume ensurdecedor, o estelionatário (pastor) pede o dízimo.

Denominação Religiosa: Como toda corporação mercantil, é necessário um bom nome comercial (marca). Tem de ser fácil de lembrar e incomum o bastante para se dissociar de termos comuns. Veja por exemplo Coca-Cola, Skol, 51, Ford, Zorba e coisas do tipo. Em um mercado saturado é comum haver marcas com nomes estranhos: Guaraná Jesus, Toblerone, Chocolate Garoto, Macarrão Renata (E eu comi muito essa Renata! Como até hoje.) e outras estranhezas do tipo. No caso de nomes estranhos, estes devem sugerir algum tipo de associação: Quadrangular e Bola-de-neve, por exemplo.

Deus: Mercadoria vendida e nunca entregue por ambas as companhias. Curiosamente, todas as companhias afirmam ter o monopólio dessa mercadoria.

Diabo: Acionista das empresas citadas. Sem ele, o mercado não se justifica. Mais ou menos como polícia e bandido. É comum cada uma das companhias chamar a mercadoria que a outra vende (os outros deuses) de diabo. Péssimo exemplo de publicidade comparativa (aquela onde há menção direta ao produto ou serviço do concorrente).

Dízimo: Ato de fazer com que a vítima entregue o dinheiro ao pastor. O clímax do culto. A razão de ser de toda a encenação. O dinheiro amealhado nessas sessões será utilizado em boas obras. Obras de reforma da chácara do pastor, obras de construção de piscina na casa dele, obra de comprar um carro de luxo zero quilômetro...

Encosto: Nome que se dá às manifestações de doenças psicossomáticas ou problemas de ordem diversa. Faliu? Foi encosto. Seu time se fodeu? Foi encosto. Sua mulher te corneia? Foi encosto. Foi despedido? Foi encosto. Foi parar na cadeia? Foi encosto. Note que as manifestações mais comuns da presença de encosto, segundo os crentes são: cefaléia, visão de vultos, audição de "vozes", desejo de suicídio. Pergunto ao Dr. Juliano: Isso é coisa do além ou algum estágio psicótico puro e simples?

(Resposta de Juliano:
Olha Pedro...

Considero o estágio avançado de fanatismo uma doença, sim.
É impossível uma pessoa normal, sabendo dos avanços da psiquiatria, acreditar em "possessão demoníaca"...
Pra melhor diagnosticar...
...O encapetamento:
Cefaléia: Desde uma simples enxaqueca a um aneurisma cerebral, passando por hipertensão arterial, tumores cerebrais, etc etc...
Visão de vultos, audição de "vozes": Sintomas típicos de muitas manifestações psiquiátricas.. A mais famosa é a esquizofrenia (Vocês já devem ter visto Uma Mente Brilhante...);
Desejo de suicídio: Sintoma freqüente da tão conhecida Depressão, indicação precisa de internação hospitalar por ser risco de morte... Mas se eu fosse crente, também iria desejar me matar (rsrs)

Não esquecendo...
Muitas doenças psiquiátricas tem manifestações somáticas no corpo humano, ou seja...
Uma pessoa pode estar com febre, diarréia, cefaléia, "bolinhas vermelhas pelo corpo", dor abdominal e inclusive impotência sexual...
Nem tudo que é, é o que parece... Tá certo que é mais fácil colocar a culpa num demônio, mas se eu fosse pastor (argh), ia ter pena dos meus pacientes...
Abraços!)

Espírito: O único cuja existência é cientificamente comprovada é o espírito de porco. Muito comum entre crentes que picham muros, com supostas mensagens bíblicas.

Festas Pagãs: Halloween, Festa Junina: segundo os crentes, são perigosas armadilhas onde se louva o diabo, mesmo sem saber.

Filosofia Oriental: Empresas altamente lucrativas e com marketing agressivo não admitem concorrência e tentam de todas as maneiras angariar novos clientes (fiéis). Outro ponto importante é manter a clientela já conquistada, mesmo que à custa de lavagem cerebral continuada. Uma das estratégias mais usadas é dizer que tudo o que não for o que o pastor mandar, é coisa do diabo. Então, quaisquer filosofias que não a que traga lucro à empresa (igreja) são rotuladas de satanismo.

Frases de Efeito: Recurso muito usado quando a criatividade é escassa. Como os crentes não primam pela criatividade, usam o recurso de repetir frases e sentenças inteiras ditas por outrem. Por incrível que pareça, os crentes acham que estão "abafando". Mais ou menos como convidar a Ana Paula Padrão para conhecer sua coleção de selos, tarde da noite, no apartamento onde você mora só.

Harry Potter: Uma grande ameaça. Qualquer um vai ver que há mais coerência no texto de qualquer volume da série que em toda bíblia. O que fazer para que os crentes não tenham contato com esse perigo de falência? Simples, é só dizer que o livro é satânico, que é para adoradores do diabo e que quem ler vai para o inferno.

Herege: Qualquer um que não é tapado e sabe as mentiras da igreja, satanista segundo crentes. Eles eram queimados em praça pública pela Igreja Católica.

Higiene Pessoal: O corpo é o templo de Deus, dizem os crentes. Contudo, para usar uma metáfora botânica, eis que o jardim anda um tanto descuidado, com uma "grama" que nunca é aparada. Desodorante vencido, cabelos pela altura dos glúteos (será que não se molham no vaso sanitário?) e axilas femininas mais parecidas com árvores de cemitério (cheias de barba-de-bode penduradas) completam o triste quadro. Considerando-se que suas igrejas são um primor do mau-gosto arquitetônico, até que a analogia corpo/templo faz sentido.

Igreja: Local sem estacionamento e com péssima acústica onde se realiza o culto. Quem mora perto de uma sabe como é “gostoso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário