sábado, 25 de setembro de 2010

Dicionário Crente do "Pedro de Lara" [5]


Pastor: Indivíduo afeito à arte de viver sem trabalhar. Diferente dos vagabundos em geral, quer ter um padrão de vida elevado, desse modo assemelhando-se a criminosos comuns. Contudo, o pastor não tem o pendor para a violência e a capacidade de planejamento de um assaltante de banco. Também carece de inteligência suficiente para um bom golpe como os que são dados no INSS. Desta maneira, concentra-se no estelionato miúdo, tendo como vítimas os crentes. Usa como instrumento de trabalho sua cara de pau e uma bíblia.

Pecado: Aquilo que só os outros cometem.

Pregação: Ato de tentar convencer um consumidor em potencial a adquirir o produto apregoado. Quando exercida por um convertido, é considerada como uma tentativa de contágio. O convertido tem compulsão em disseminar sua patologia psíquica. Por outro lado, a pregação pode ser feita diretamente pelo estelionatário (pastor) com vistas a ampliar sua base de lucros. Nesse caso, a pregação assemelha-se mais a uma iatrogenia (ato de inculcar uma doença em alguém são. Dr. Juliano, corrija-me se estiver errado).

Protestantismo: Organização comercial rival à Igreja Católica, fundada por um de seus ex-chefes intermediários. Apesar de ser uma companhia mais nova e ter tido dificuldades em penetrar em um mercado já consolidado em seus primeiros anos de existência, essa companhia tem algumas vantagens sobre a concorrente: uma hierarquia mais flexível, vantagens aos ocupantes de cargos de chefia (Pastores podem casar. Pensando bem, isso é vantagem?) e uma política de marketing extremamente agressiva, com uso da mídia (falada, impressa, televisiva e digital) e marketing de rede (pregação), inclusive com técnicas de lavagem cerebral.

Retiro Espiritual: Evento criado para que os jovens crentes sofram uma lavagem cerebral mais eficaz. Serve também para que o crente do sexo masculino se acasale com a crente do sexo feminino.

Salvação pela fé: Conceito aparentemente obscuro, mas fácil de entender.
Basicamente, não importa o que você faça, desde que seja crente. Ou seja, seja um tremendo filha da puta, mas diga sempre "Aleluia!" e pague o dízimo em dia.

Satanista: Nada a ver com discípulos de Crowley e outros mais. Nesse contexto, qualquer pessoa que pense ligeiramente diferente do crente é satanista. Vide os tópicos Deus e Diabo.

Sessão de Descarrego: A única coisa que acontece na tal sessão do descarrego é que os bolsos dos crentes são descarregados de dinheiro. Não, ele não desaparece. Apenas vai em malas direto para algum paraíso fiscal por aí.

Sexo: Para a grande maioria dos crentes, deveria ser apenas um quadradinho a ser preenchido em fichas cadastrais. É óbvio que a realidade é outra, para desespero dessas criaturas. Sexo é uma coisa muito boa de se fazer (até mesmo sozinho) mas que é terminantemente proibido para alguns e estritamente regulamentado para outros.
Para se entender melhor o que sexo significa para um crente, temos de entender a lógica do estelionato do qual o crente é vítima: Pecado gera culpa, culpa gera remorso, e remorso faz com que você aceite qualquer coisa como forma de compensação. Agora fica fácil entender: quanto mais remorso, mais dízimo, pregação e coisas do tipo. Quanto mais coisas forem consideradas pecaminosas, maior o controle exercido pelo estelionatário (pastor).
O que fazer então? Simples. É só declarar que as ações mais comuns ao ser humano são pecado. Quais seriam elas?
1) Comer e beber: Essas não dá para proibir, senão o crente morre e não paga mais dízimo. Mas dá para restringir o prazer;
2) Cagar: Também não dá para proibir, porque é fisiologicamente impossível;
3) Trepar: Agora sim! Atividade extremamente prazerosa, potencialmente muito comum (A menos que você seja feio como o Pedro de Lara) e que não é imprescindível à sobrevivência. Quer dizer, você pode não viver, mas também não morre.
Proibir ou regulamentar pesadamente o sexo tem ainda outra vantagem: influi também nos prazeres relacionados a comer (melhor dizendo, chupar) e cagar ("sodomia" é condenada!).
Sexo somente para reprodução? Claro, assim o número de crentes aumenta bem mais rápido. Um mercado onde os otários são disputados a tapa tem de inventar mecanismos para criar uma espécie de "reserva".

Símbolos: Toda corporação comercial do ramo monopolista tem de ter um logotipo, um símbolo que a identifique prontamente. "A propaganda é a alma do negócio, e o negócio de alma tem de ter propaganda", já dizia esse humilde jurado. Qualquer curso de publicidade vai dizer que um bom símbolo tem de ser facilmente identificável e provocar ao cliente em potencial uma associação com algo bom e/ou saudável e/ou prazeroso. Nesse contexto, pão quentinho é muito gostoso, peixe é saudável e gostoso, e vinho é saudável (em doses razoáveis), gostoso e prazeroso. De quebra, rola uma encheção de cara no meio da missa.

Yoga e Artes Marciais: Atividades que têm por objetivo manter o corpo e a mente saudáveis. Um perigo para o estelionatário, pois isso pode fazer com que o crente não fique o dia todo no templo, e o pior: conheça outras pessoas, que não foram submetidas à lavagem cerebral. Lembre-se: não basta conseguir novas vítimas, as antigas têm que continuar a cair no golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário