sábado, 25 de setembro de 2010

Dicionário Crente do "Pedro de Lara" [4]

Mensagens Subliminares: São coisas transmitidas sem que nos damos conta disso. Até aí, nada demais. Uma gostosona na propaganda de cerveja passa a idéia que se você beber daquela cerveja vai pegar uma mulher tão gostosa quanto a do comercial (na verdade, se você tomar muita, mas muita cerveja, qualquer baranga vai lhe parecer a gostosona do comercial). Então, o que quer dizer mensagem subliminar para um crente? Nesse caso específico, quer dizer que um incauto e desavisado ser humano pode entoar loas ao diabo sem que se dê conta disso. Mais ou menos igual à brasileiríssima sacanagem de mandar um gringo repetir "eu quero dar o cu", dizendo a ele que isso é um cumprimento muito usado por aqui. Segundo os crentes, a música "Poeira" fala de Lúcifer, um anjo caído. Brincar de RPG seria cultuar o diabo por usar personagens místicos, como magos, elfos e afins. Outro caso muito conhecido é o símbolo supostamente satânico da Procter & Gamble. A real razão da disseminação dessas lendas urbanas por parte dos pastores é refrear o consumo dos crentes e fazer com que eles gastem o pouco que sobra depois de pagar o dízimo em porcarias como óleo da unção benta, sal grosso do Vale do Sal, água da Sabesp (vendida como sendo do Rio Jordão), e outras porcarias que só crente é idiota o bastante para comprar.

Milagre: Evento improvável e/ou que desafie as leis da natureza. Qualquer fenômeno que não tenha causa imediata visível pode assim ser rotulado, dependendo-se do grau de perspicácia do observador.
Como exemplo, você chutar uma bola do meio de campo, encobrir o goleiro e enfiar a bola na gaveta pode ser considerado um milagre. Contudo, improvável não é impossível. Pelé tentou isso na Copa de 1970 e não conseguiu. Quase, mas não. É o único não-gol da carreira dele que ainda hoje é facilmente lembrado. Outros jogadores, de categoria infinitamente menor que Pelé, conseguiram o feito, contudo. Alguns até de trás do meio de campo. Por quê? Porque tentaram. Se você erra, ninguém vai se lembrar, a não ser que você se chame Edson Arantes de Nascimento e esteja no meio de uma partida válida pela Copa do Mundo. Agora, se você conseguir...
Nota-se que a capacidade de declarar um evento como miraculoso é inversamente proporcional à capacidade de calcular probabilidades e à de buscar explicações naturais e científicas. Por outro lado, quanto mais crédulo, mais fácil gritar: "milagre!" Aleluia!

Niilismo: Entre outras acepções, "doutrina segundo a qual não existe nada de absoluto (inexistência de realidade substancial) nem possibilidade de conhecimento do real e que, por isso, se caracteriza por um pessimismo metafísico e por um ceticismo relativamente aos valores tradicionais (morais, teológicos, estéticos)".
Agora que eu copiei do dicionário, o que isto tem a ver com os crentes? Simples, niilismo leva à contestação, à revisão de doutrinas e valores. Agora, pensem: e se o crente pensar duas vezes antes de dar o dízimo ao pastor? E se ele parar e pensar se de repente umbandistas, ateus, budistas, muçulmanos e outros mais estiverem certos? A conta bancária do pastor tenderá perigosamente à raiz do termo, nihil, ou seja, nada. Portanto, niilismo é coisa do diabo.

Obreiro: É o puxa saco do pastor. Um aprendiz de estelionatário que não se importa de ajudar um bandido mais experiente a fim de subir na hierarquia criminosa. Obreiro vem de "obrar". "Obrar" é um termo mais comum no Nordeste brasileiro, e significa "fazer um download", "passar um fax", "botar o castor para nadar", e outras expressões semelhantes.

(Contribuição do José Henrique
O termo é obreiro.
Obreiro é que faz obras, o que fica a obrar. No contexto em que é empregado, seria propício dizer que é "aquele que executa as obras do senhor". No entanto, por "obrar" pode-se entender defecar, cagar, fazer merda; que é, ao meu ver, muito mais indicado ao que é executado nos templos pelos pastores e seus asseclas (crentes).)


Oferta: Porque o dízimo é um valor fixado em 10% de tudo que o crente ganha.
Mas ALÉM do dízimo, eles são induzidos a ofertar, e é aí que tudo se encaixa na sua descrição.

Ovelhas: Imagem muito comum, quando se fala de um estelionatário (pastor) extorquindo suas vítimas (crentes). Ovelhas são mamíferos ungulados, da ordem dos artiodátilos, família dos bovídeos. São animais dóceis, facilmente conduzidos e que têm exigências nutricionais relativamente modestas (analogamente, crentes são facilmente manipuláveis e pouco exigentes em termos de conforto material). Outra impressionante semelhança entre ovelhas e crentes é que ambos são periodicamente tosquiados. Ovelhas fornecem lã, que tem de ser cardada, fiada e às vezes tingida antes de se transformar em dinheiro. Já os crentes eliminam as etapas intermediárias e dão logo o seu suado dinheirinho (dízimo).

Outros fundadores de religião: Buda, Confúcio, Zoroastro, Maomé, Allan Kardec e outros fundadores de religiões (excluindo Cristo): Todo aquele que possa evitar o estelionato recebe o mesmo nome: falso profeta ou anticristo. O nome varia de acordo com a ameaça aos lucros.

Outras religiões: Umbandistas, Macumbeiros, Budistas, Espíritas Kardecistas e demais religiões/seitas/filosofias: adoradores do Diabo. O crente acredita que possui o monopólio sobre Deus e que, portanto, só ele se salvará.
Note que há a expressão conhecida como Blasfêmia de Javé: "Eu sou o único Deus, os outros deuses são demônios".

Papa: Ser humano que é visto como um intermediador entre Deus e os homens (e que mora em um palácio cheio de ouro, enquanto muitos morrem de fome).

Paraíso: Não, não se trata de uma estação de metrô paulistano. Paraíso é mais que um lugar físico, um estado de espírito de total beatitude. Um momento em que você pensa "se melhorar estraga". Para um reles ateu ou não-crente, pode ser uma boa trepada com alguém muito desejado, pode ser ver seu time campeão enquanto que o arqui-rival é rebaixado (se o Colorado fosse campeão ano passado, muitos colegas gaúchos se sentiriam no Paraíso, já que o Grêmio se fodeu). Já para um crente o Paraíso é um lugar onde só tem crente. Nesse lugar, as escolas não ensinam evolução; a televisão está permanentemente sintonizada em Edir Macedo; as rádios só tocam música gospel; não haverá uma única mulher depilada; nenhum homem terá contestada pela mulher sua autoridade; ninguém mais terá de comprar terno em brechó; todo chefe de família (homem, claro) possuirá um Monza de quatro portas; o único livro existente será a bíblia;o Presidente da República é o Waldemar da Costa Neto e o vice é o Bispo Rodrigues. Como se vê, a idéia de Paraíso dos crentes se aproxima por demais da idéia de inferno dos ateus e demais infiéis. E vice-versa. Por isso, ninguém se importa muito para onde vai depois de morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário